Entenda quais são os principais sintomas e causas da rinite para poder se prevenir corretamente

causas da rinite

Conheça os sintomas e as causas da famosa rinite alérgica para que você se previna da melhor forma

 

Quem tem rinite costuma ter vários sintomas que incomodam bastante em qualquer situação, especialmente quando se está deitado. A doença é uma condição normalmente herdada e o tipo mais conhecido é o de origem alérgica. A rinite alérgica tem uma alta incidência nas pessoas e atinge cerca de 40% da população adulta. Mas você conhece as causas e os sintomas da rinite? Leia todo esse artigo e conheça quais são para você se prevenir da maneira correta.

O que é rinite?

Conhecida popularmente como alergia nasal, a rinite é uma reação natural do sistema imunológico do corpo à partículas inaladas que são consideradas estranhas. Essas substâncias invasoras são chamadas de alérgenos, ou seja, a rinite é um quadro de inflamação das mucosas da cavidade nasal que é causada por uma reação exagerada do sistema imune as partículas alérgenas do ar.

O problema é que nem sempre é fácil identificar as causas da rinite, pois muitas pessoas costumam confundi-la com a gripe comum. A maioria desses indivíduos não buscam tratamento médico porque acham que a rinite não tem cura. Ela é uma doença de evolução crônica que atrapalha muito a qualidade de vida do paciente, se não for tratada da forma correta. Por isso as pessoas mal informadas acabam se acostumando a conviver com a rinite.

Sintomas da rinite

A maioria dos sintomas surgem logo após o contato com a substância alérgena. Entre os principais sintomas da rinite, pode-se perceber:

– Irritação profunda no nariz, boca, olhos, garganta, pele ou em outras regiões do corpo;

 

– Resistência a certos odores fortes como alguns alimentos ou substâncias;

 

– Coriza nasal, que nada mais é do que a saída frequente de secreção do nariz de aspecto aquoso. Nesse caso, pode acontecer um gotejamento espontâneo da secreção. Isso ocorre por causa do excesso de secreção das glândulas da mucosa nasal. Quando a alergia se prolonga por vários dias, esta secreção torna-se mais densa, a presentando uma coloração esverdeada ou quando ocorrerem infecções associadas, ela fica com aspecto amarelado;

 

– Espirros frequentes que, dependendo da situação, constituem-se no único sintoma da rinite. Na verdade esse é o primeiro sintoma visível logo após o contato com o alérgeno e podem chegar a durar vários minutos;

 

– Olhos lacrimejantes;

 

– Obstrução nasal, que é outro sintoma bastante frequente durante as crises de rinite alérgica. Às vezes, pode ser o único sintoma que o paciente apresenta quando vai ao médico. A obstrução nasal pode acometer em uma ou ambas as narinas, além de ser o sintoma que mais incomoda o paciente, o obrigando a executar a respiração bucal, além de prejudicar muito o seu sono. Isso ocorre porque quando paciente se deita, aumenta o acúmulo de secreção no local;

 

– Prurido (coceira): os espirros geralmente são acompanhados de coceira nasal, que podem se estender até os olhos, ao canal auditivo externo e até mesmo ao lábio superior. Tanto os espirros quanto a coceira ocorrem por irritação das terminações nervosas da mucosa local;

 

– Rouquidão;

 

-Ocorrência de crises de sinusite.

 

Outros sintomas da rinite podem se apresentar ao longo de horas, como congestão nasal, tosse, sensível diminuição da audição, do olfato ou paladar, dor de garganta, olheiras, olhos inchados, fadiga excessiva, irritabilidade e dores de cabeça.

 

Causas da rinite

As causas da rinite costumam ser as mesmas da asma. Elas podem ser de alguns alimentos, pelos de animas, ácaros, remédios ou até substâncias químicas. Os inalantes são as principais causas da rinite. Se você está sofrendo com essa doença, tenha atenção especial com:

 

– Pó encontrado em casa, especialmente em carpetes e cortinas, pois ele é rico em ácaros, que são um dos principais responsáveis em causar a rinite;

 

– Infecções do trato respiratório por vírus, especialmente o adenovírus, e alguns tipos de bactérias;

 

– Pelos de animais domésticos como gatos e cães;

 

– Esporos de fungos presentes na terra ou na poeira e em suspensão no ar atmosférico também fazem parte das causas da rinite;

 

– Inspiração de ar frio, em épocas de temperaturas mais baixas;

 

– O estado emocional da pessoa também pode contribuir para que a crise de rinite ataque com toda a força;

 

– Fumaça de cigarro também é uma das causas da rinite e se você tem alergia a esse tipo de substância, deve evitar contato com pessoas fumantes, o máximo possível;

 

– Inalação de sprays de cabelo e desodorantes. Algumas substâncias desses produtos podem desencadear as crises de rinite alérgica;

 

– Fatores ocupacionais de algumas profissões como o contato com a farinha, no caso de padeiros, pelos de animais ou suas fezes, para pessoas que trabalham em zoológico ou em clínicas veterinárias;

 

– Alimentos como leite, chocolate, tomate e crustáceos também fazem parte das causas da rinite.

 

Muitas substâncias que se encontram presentes no meio ambiente são alergênicas. Os mais predominantes são a poeira, o pólen e determinados alimentos.

 

Poeira doméstica

Talvez seja uma das principais causas da rinite, pois a poeira doméstica está associada a diversos fatores que trazem malefícios à saúde como:

 

– Restos de pelos de animais.

 

– Descamação da pele humana e de animais como gatos e cães.

 

– Restos de insetos.

 

– Bactérias.

 

-Fungos.

 

– Ácaros, que são micro-organismos que tem grande facilidade de adaptação ao ambiente domiciliar e proliferam com extrema facilidade em temperatura ambiente e locais úmidos. O ácaro também é uma das principais causas da rinite alérgica e ele se alimenta de material orgânico da pele do homem, de animais e fungos.

 

Por esta razão, os ácaros se acumulam em colchões e estofados das residências. As proteínas existentes no corpo e nas fezes dos ácaros são extremamente alergênicas para as pessoas predispostas à rinite.

 

Pólen

 

Mais uma das causas da rinite é o contato com o pólen das flores, que ocorre geralmente na primavera e no início do outono, quando ele é transportado pelo ar e se encontra em níveis maiores. No Brasil, esta rinite sazonal é mais comum na região sul por causa do clima mais frio.

 

Alimentos

 

Apesar de menos frequente, a alergia alimentar é uma das principais causas da rinite. Alguns alimentos podem afetar todo o sistema gastrointestinal e a pele do paciente.  Embora qualquer alimento possa causar uma reação alérgica, os mais frequentes são leite, ovo, soja, trigo, peixes e crustáceos.

 

Fatores de risco para a rinite alérgica

 

Agora que você conheceu as causas da rinite, existem alguns fatores de risco para essa doença. Como a rinite alérgica é nada mais do que uma reação alérgica da cavidade nasal, pessoas com outras doenças de origem alérgica, como asma, conjuntivite alérgica, urticária, também podem apresentar um maior risco de terem rinite de origem alérgica. Outros fatores de risco para rinite são:

 

– Homens geralmente apresentam uma maior predisposição genética para a rinite alérgica do que as mulheres;

 

– História familiar de alergias;

 

-Nascimento durante a época do pólen. Pessoas que nasceram na primavera ou no outono podem ter maior chance de desenvolver rinite alérgica;

 

– Bebês que pararam o aleitamento materno precocemente;

 

– Exposição frequente à fumaça de cigarro no primeiro ano. A fumaça do cigarro tem inúmeros componentes nocivos à saúde de qualquer pessoa, especialmente a de crianças ou recém-nascidos;

 

-Exposição precoce a antibióticos;

 

-Viver ou trabalhar em ambientes ricos em potenciais alérgenos como poeira ou pólen.

 

Prevenção da rinite

 

Não adianta conhecer os sintomas e as causas da rinite, se você não sabe como preveni-la. A melhor maneira de tratar a rinite é a prevenção, especialmente a rinite alérgica. Algumas medidas para diminuir a presença de agentes alérgenos e irritantes da mucosa do nariz podem ser bem eficazes. Você sempre deve evitar as substâncias que desencadeiam as crises de rinite, como os poluentes e as substâncias químicas em geral.

 

Você deve estar ciente que o papel mais importante no tratamento da rinite é o seu e que, às vezes, pequenas medidas podem trazer grandes resultados. Siga as dicas abaixo à risca:

 

– Evite a poeira doméstica e os ácaros;

 

– Evite agentes e substâncias irritantes;

 

– Retire tudo o que pode juntar poeira em sua casa;

 

-Tapetes, carpetes, cortinas grossas são locais de alojamento de ácaros e poeira;

 

-Os pisos lisos são muito mais fáceis de limpar e não abrigam ácaros;

 

-Tapetes finos e pequenos que podem ser lavados, são mais práticos e menos prejudiciais à saúde;

 

– Cortinas leves, que podem ser lavadas são as ideais para se usar em casa;

 

– Passe sempre um pano úmido sobre os móveis e o chão, diariamente;

 

– Deixe os ambientes sempre abertos para arejá-los e para que os raios solares entrem o maior tempo possível.

 

Ao notar uma combinação desses sintomas por um longo período de tempo, não hesite em marcar uma consulta com um médico especialista no Rio de Janeiro para iniciar o tratamento adequado.

 

Agora que você já sabe tudo sobre os principais sintomas e as causas da rinite, chegou a hora de entender quais são os tratamentos que realmente funcionam. Leia nosso próximo artigo completo e garanta uma melhor qualidade de vida!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *