O que é a febre amarela e quais são os seus principais tipos?

febre amarela

Descubra o que é a febre amarela e quais são os principais tipos dessa doença que pode matar se não for tratada rapidamente

 

Os sintomas são até parecidos com os de uma gripe forte e muita gente acaba achando normal e não procura ajuda médica. Quando se dá conta de que não é gripe, muitas vezes já é tarde demais. Muito se ouve falar na temida febre amarela nos quatro cantos do Brasil, mas o que muita gente não sabe o que é a febre amarela e quais são os seus principais tipos.

Através desse artigo, você vai saber mais sobre essa doença e conhecer os dois tipos de febre amarela e como eles são transmitidos para os humanos. Leia até o final e saiba mais sobre esse importante assunto que assusta muita gente.

 

O que é a febre amarela?

 

A febre amarela é uma doença infecciosa grave causada por um vírus e transmitida por mosquitos. A doença pode ser considerada aguda ou hemorrágica e recebe este nome por causa do aspecto amarelo da pele da pessoa infectada.

 

A febre amarela ainda causa hemorragia em diversos graus. O vírus causador dessa temida doença é tropical, sendo mais comum em países da América do Sul e na África. Apesar de ser considerado um vírus perigoso, a maioria das pessoas não apresentam sintomas e evoluem para a cura.

 

A febre amarela apresenta diferenças se comparada com outras doenças conhecidas como a dengue, por exemplo. No início dos sintomas, pode até parecer uma gripe forte, mas depois de certo tempo, os sintomas pioram e se agravam rapidamente se não forem tratados a tempo.

 

Se o paciente não procurar ajuda médica logo, a febre amarela pode danificar o fígado e outros órgãos internos importantes, levando o paciente à morte. A doença pode ser aguda ou hemorrágica, apresentando diferentes sintomas. Agora que você já sabe o que é a febre amarela, conheça um pouco mais sobre essa doença.

Baixe este guia rápido sobre Febre Amarela

 

Como a doença é transmitida?

 

A transmissão da febre amarela se dá através da fêmea infectada do conhecido mosquito Aedes Aegypit. Esse vírus pode passar para os seres humanos, para outros primatas e até mesmo para outras espécies de mosquitos. Vale ressaltar que a única forma de transmissão da febre amarela é por meio da picada.

 

Por exemplo, uma pessoa que seja portadora da febre amarela não é capaz de transmitir diretamente a doença para outra pessoa e nem mesmo um macaco infectado pode transmitir a doença.

 

Não adianta saber o que é a febre amarela se você não sabe como ela é transmitida. Não precisa se apavorar, pois a febre amarela somente é transmitida pela picada do mosquito transmissor que seja portador do vírus. É preciso que ele pique um indivíduo saudável para que esse contraia a doença. Vale sempre lembrar que o portador de febre amarela pode ter uma convivência normal com as outras pessoas e que ele não deve ser vítima de nenhum tipo de preconceito ou exclusão por parte da sociedade.

 

Fatores de risco

 

É fundamental saber o que é a febre amarela e conhecer os fatores de risco dessa doença. Pessoas que nunca entraram em contato com a febre amarela ou nunca se vacinaram contra ela correm um alto risco de contrair a doença ao viajarem para locais em que a doença é mais predominante.

 

Mesmo que não haja casos recentes reportados nestas regiões, pessoas que frequentam de forma constante, regiões de mata fechada como fazendas, sítios, áreas de camping ou cachoeiras, estão mais propensas a serem infectadas pelo vírus.

 

Isso se deve ao fato do mosquito transmissor estar mais presente em áreas de vegetação densa como florestas e parques ecológicos. É claro que nas grandes cidades existe o risco, porém em menor grau por causa do ambiente pouco hostil para o mosquito.

 

O risco de contrair a febre amarela é maior para as pessoas com mais de 60 anos de idade e qualquer pessoa com o sistema imunológico afetado por algumas doenças como a Aids, por exemplo.

 

Tipos de febre amarela

 

Saber o que é a febre amarela e os fatores de risco pode não ser suficiente para você ficar por dentro do assunto. Você sabia que existem dois tipos de febre amarela? A silvestre e a urbana.

 

Febre amarela silvestre

 

A febre amarela silvestre acomete os macacos. Esses primatas funcionam como hospedeiros do vírus, que é transmitido pela picada dos mosquitos Haemagogus e Sabethes. Esses insetos também podem picar seres humanos não vacinados que estiverem em seu habitat natural, como florestas, parques e regiões de mata densa.

 

Esses insetos têm hábitos diurnos e vivem principalmente nas copas das árvores ou perto do solo. Uma vez infectados, tornam-se vetores do vírus para sempre, que é o ciclo de transmissão macaco-mosquito-homem. Por isso, a morte de primatas nas imediações das cidades como nos parques ecológicos pode representar sinais de que o vírus da febre amarela silvestre está circulando em uma determinada região, devendo ser evitada pelas pessoas, ao máximo.

 

Febre amarela urbana

 

A febre amarela urbana é transmitida pela picada do mosquito Aedes Aegypti, o mesmo transmissor de outras doenças como a dengue, a chikungunya e a zika.  Ele vive nos arredores das casas e em depósitos de água parada, atacando principalmente no começo da manhã e no final da tarde.

 

Vale ressaltar que os macacos não estão envolvidos nesse tipo de transmissão. A febre amarela urbana ocorre quando o mosquito pica uma pessoa doente e depois ataca uma pessoa saudável que não foi vacinada, conhecido como ciclo homem-mosquito-homem.

 

Saber o que é a febre amarela e todas as informações a seu respeito é coisa séria. Vale sempre lembrar que o homem é o único hospedeiro do vírus nas cidades e que, embora os mosquitos envolvidos na transmissão da febre amarela sejam diferentes nos dois tipos da doença, o vírus e os sintomas da doença são absolutamente idênticos. Procurar a ajuda médica é indispensável para um diagnóstico preciso.

 

No Brasil, a febre amarela urbana da doença já foi erradicada. O último caso noticiado ocorreu em 1942, no estado do Acre. Todos os outros que surgiram depois foram de febre amarela silvestre.

 

No entanto, todas as pessoas precisam estar sempre alertas, pois o menor descuido pode fazer a febre amarela urbana voltar com força total e fazer outras vítimas. Para que isso aconteça, basta que uma pessoa infectada na região onde vivem os hospedeiros e vetores silvestres do vírus, sirva de fonte de infecção para o Aedes Aegypti nas cidades.

 

Não é fácil controlar a proliferação dos mosquitos que transmitem a febre amarela em áreas urbanas por diversas razões. Além disso, é praticamente impossível acabar com os vetores silvestres da febre amarela, pois eles fazem parte do ambiente natural em que vivem, dificultando a eliminação por completo.

 

A estratégia mais viável que está sendo adotada, é impedir que o vírus transmitido por esses vetores penetre nos centros urbanos, além da vacinação em massa das pessoas que vivem em áreas com maior índice de risco.

 

Febre amarela tem cura?

 

Agora que você está ciente sobre o que é a febre amarela, você pode estar se perguntando se essa doença tem cura, certo? Pode ficar tranquilo que a medicina descobriu a cura para a doença, que é bem simples. Depois de alguns dias de infecção, o próprio sistema imunológico do seu corpo se encarrega de expulsar o vírus do organismo, quando a doença aparece de forma mais branda.

 

No entanto, você não pode confiar somente no bom funcionamento de seu organismo e acreditar que ele vai dar conta do recado e expulsar a febre amarela de vez.  É necessário que você procure um médico o mais rápido possível para que os sintomas sejam identificados de forma mais precisa e os testes para detecção da febre amarela sejam feitos. Vale lembrar que a doença pode evoluir para uma fase que os médicos chamam de tóxica, que apresenta alta taxa de mortalidade.

 

Nesse caso, o tratamento pode ser muito mais complexo, exigindo não só a reposição de líquidos para se evitar a desidratação, como também a transfusão de sangue ou até mesmo diálise, em caso de falência renal. A boa notícia é que se você já teve a febre amarela e escapou com vida ou se você foi imunizado com a vacina, está livre da doença para sempre.

 

O sistema imunológico humano, é capaz de criar potentes anticorpos, garantindo que o indivíduo não tenha febre amarela e alguns outros tipos de doenças mais de uma vez na vida. É claro que o melhor remédio conta a febre amarela ainda continua sendo a prevenção.

 

Procurando um plano de saúde no Rio de Janeiro capaz de garantir um atendimento de excelência para você e toda a sua família? Conheça as condições especiais da Camim e garanta uma melhor qualidade de vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *