Você sabe o que é ansiedade e como identificar se está sofrendo com essa doença?

o que é ansiedade e principais sintomas

Saiba o que é ansiedade e quais os principais sintomas que identificam essa doença que afeta milhares de brasileiros.

 

Você sabe o que é ansiedade e como identificar se está sofrendo com essa doença?

 

Suores, tremores, coração acelerado, inquietação, entre outros. Todos esses sentimentos ficam à flor da pele quando se está sofrendo de ansiedade, não é mesmo? O problema é que muitas pessoas acabam confundindo a ansiedade com depressão, que é uma doença totalmente diferente.

Através desse artigo, você vai saber o que é ansiedade e quais os principais sintomas que podem identificar se você está sofrendo com esse transtorno que afeta a vida social e familiar de muita gente.

O que é ansiedade?

A ansiedade nada mais é do que uma sensação muito ruim que você pode sentir em relação a alguma coisa específica. A maioria das pessoas cria expectativas e receios diante de uma determinada situação, que são características absolutamente normais do ser humano, desde que sejam apresentadas de forma esporádica e controlada. Considerada por muitos como o mal do século, a ansiedade é vista quando a pessoa passa por momentos de muita tensão ou apreensão, causando reações desagradáveis no corpo. Agora que você já sabe o que é ansiedade, conheça os principais sintomas.

Baixe este guia rápido sobre Depressão & Ansiedade


Preocupação excessiva

É a ansiedade em sua essência. Se você se preocupa excessivamente com as coisas do cotidiano que são normais na vida de qualquer pessoa, você pode estar sofrendo de ansiedade. Pensamentos ansiosos e persistentes quase todos os dias e por meses a fio, geram uma fadiga mental na pessoa que pode chegar a atrapalhar suas atividades como trabalho, estudo e até o lazer.

Dificuldade para dormir

Não basta saber o que é ansiedade e não conhecer os sintomas, certo? Dificuldade para pegar no sono ou mantê-lo durante a noite, está associado a problemas físicos ou psicológicos. Se você não dormiu bem por causa de uma entrevista de emprego pela manhã, é perfeitamente natural e isso não quer dizer que você esteja sofrendo de ansiedade. Agora se você vai para cama todas as noites e leva horas para pegar no sono por causa de preocupações como falta de dinheiro ou qualquer outra questão em particular, pode ser um sinal da ansiedade.

Medo de falar em público

A maioria das pessoas sente aquele frio na barriga antes de abordar um grupo de pessoas ou falar em público, o que é absolutamente normal. Agora, se o medo for excessivo que você fica com tremores, sudoreses excessivas ou até começa a gaguejar, é melhor procurar ajuda médica. Você pode estar sofrendo de uma forma de transtorno de ansiedade social, conhecida como fobia social.

Pânico

Saber o que é ansiedade e identificar seus sintomas nem sempre é fácil. Os famosos ataques de pânico podem ser assustadores. Sintomas como aperto na garganta e no peito, coração acelerado, mãos frias e tonturas podem ser sinais de ansiedade. Nem todas a pessoas que tem um ataque de pânico sofrem de ansiedade, mas se esses ataques forem constantes e sem motivos evidentes, o ideal é que você busque auxílio médico para iniciar o tratamento mais adequado para o seu caso.

O próximo passo é prender a identificar os sintomas com mais precisão e a tratar corretamente o problema. Para isso produzimos um artigo mais aprofundado no assunto, confira aqui.

 

A Camim conta com uma equipe de médicos especialistas que podem ajudar no seu diagnóstico, prolongando assim as chances de você conseguir controlar os sintomas que tanto afetam os pacientes que sofrem com essa condição. Entre em contato conosco, será um prazer atendê-lo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *