O que é o câncer de colo de útero?

O câncer de colo do útero afeta mais de 12.000 mulheres a cada ano no Brasil. O colo do útero é a parte inferior do útero, espaço que se estende para a vagina.
A maioria dos casos câncer de colo do útero está, na verdade, relacionada a um agente infeccioso chamado de papilomavírus humano (HPV). Ele é altamente curável quando detectado cedo o suficiente.
Nos estágios iniciais do câncer do colo do útero, geralmente não há sintomas ou sinais. Conforme o câncer cresce, os sintomas podem incluir sangramento vaginal anormal.
O sangramento vaginal anormal é o sangramento que ocorre entre os períodos, durante o sexo ou após a menopausa. Dor durante o sexo e corrimento vaginal são outros sintomas possíveis. Saiba mais sobre o assunto!

HPV: principal causa de câncer de colo do útero

Os Vírus do Papiloma Humano (HPVs) são um grande grupo de vírus, dos quais cerca de 40 podem infectar o trato genital humano. Alguns HPVs são conhecidos por causar câncer de colo do útero, enquanto outros causam verrugas genitais.

HPV e Fatos Rápidos do câncer de colo do útero

A maioria das infecções por HPV genital desaparece sozinhas. Quando se tornam crônicas, as infecções genitais por HPV podem causar alterações pré-cancerosas e cancerígenas nas células que revestem o colo uterino.
Mais de 90% dos casos de câncer de colo do útero são causados ​​por infecção por HPV.

Sintomas do HPV

Os tipos de HPVs que causam as verrugas genitais são diferentes daqueles que causam o câncer do colo do útero.
– As verrugas genitais não são lesões pré-cancerosas e não se desenvolvem no câncer de colo do útero.
– Os tipos de HPV de “alto risco” ou potencialmente cancerígenos podem permanecer no corpo por anos sem causar sintomas. A maioria das infecções, no entanto, desaparece por conta própria e não causa alterações celulares.

Como você obtém o HPV?

A infecção pelo HPV é extremamente comum. Na verdade, a maioria dos homens e mulheres que já tiveram relações sexuais contrai a infecção em algum momento da vida.
– Em algumas pessoas, a infecção persiste por anos, mesmo que elas não sejam sexualmente ativas. Os preservativos podem reduzir o risco de contrair a infecção, mas não são 100% eficazes. Outros lugares onde o HPV causa câncer são:
Pênis;
Área anal;
Vulva;
Vagina;
Cavidade oral.

Como o HPV causa câncer de colo do útero

Os HPVs de alto risco levam ao câncer porque produzem alterações nas células do colo do útero.
– Estas são, inicialmente, alterações pré-cancerosas que podem ser reconhecidas através de testes de triagem.
– Com o tempo, as células pré-cancerosas podem se transformar em células cancerígenas. Após o câncer ter se desenvolvido, ele se espalha dentro do colo do útero e, eventualmente, para áreas adjacentes e, finalmente, distantes.

Outros fatores de risco para o câncer de colo do útero

Mulheres de etnia hispânica ou afro-americana têm um risco maior de câncer do colo do útero do que mulheres caucasianas. Além disso, pode-se citar:
Fumar;
Uso a longo prazo de pílulas anticoncepcionais orais;
Ter muitos filhos;
Ter HIV ou um sistema imunológico enfraquecido;
Ter tido vários parceiros sexuais, o que aumenta as chances de contração dos vírus acima citados;

Teste de Papanicolau: encontrar o câncer do colo do útero no início

O teste de Papanicolau tem sido um sucesso na prevenção de muitos casos de câncer do colo do útero, porque é capaz de detectar células anormais, muitas vezes antes de se transformarem em células cancerígenas.
Nele, uma amostra é retirada do colo do útero, que é então examinado em busca de células anormais.
– As mulheres devem fazer um teste de Papanicolau a cada 3 anos, com início aos 21 anos. Dos 30 aos 65 anos, as mulheres podem ficar até 5 anos sem fazer o exame de Papanicolau, desde que façam o teste de Papanicolau e HPV conjunto.
– Se você estiver em maior risco, poderá precisar de testes mais frequentes. Pular os períodos de testes aumenta o risco de câncer do colo do útero.
– Mesmo se você recebeu a vacina contra o HPV, ainda precisa de testes de Papanicolau, porque a vacina não protege contra todos os tipos de HPV que podem causar câncer.
E se os resultados do exame Papanicolau forem anormais?
Se houverem pequenas alterações vistas nas células em um exame de Papanicolau, o médico pode solicitar um teste de repetição.
– Ele também pode sugerir uma colposcopia, um exame que examine o colo do útero através de um dispositivo de ampliação ou uma biópsia do colo do útero.
– Células anormais podem ser destruídas antes de se transformarem em células cancerígenas, e este tipo de tratamento é altamente eficaz na prevenção do câncer do colo do útero.
Teste de DNA do HPV para encontrar o câncer do colo do útero no início
O teste para o material genético (DNA) dos vírus HPV é um teste diagnóstico que pode ser feito em adição ao teste de Papanicolau.
– Este teste identifica as formas de alto risco do HPV associadas ao câncer. O teste também pode ser usado em mulheres que tiveram resultados anormais de Papanicolau.
Biópsia para o diagnóstico do câncer de colo de útero
Uma biópsia é a remoção de um pequeno pedaço de tecido para exame no laboratório.
– O exame pode identificar a presença de alterações pré-cancerosas ou células cancerígenas. A maioria das biópsias pode ser feita no consultório do médico.
Estágios do câncer de colo do útero
O estágio do câncer do colo do útero refere-se ao grau de disseminação. O que significa cada estágio do câncer de colo de útero?
Estágio 0 – O Estágio 0 significa que as células cancerosas são encontradas na superfície do colo do útero;
Estágio I – O Estágio I significa que o câncer está localizado no colo do útero;
Estágio II – O Estágio II significa que o câncer se espalhou para a parte superior da vagina e sinaliza um câncer no estágio II;
Estágio III – O Estágio III são tumores estendidos para a vagina inferior;
Estágio IV – No estágio IV, o tumor se espalhou para a bexiga ou reto, ou para locais distantes do corpo.

Tratamento do câncer de colo de útero: Cirurgia

Para cânceres até o estágio II, a cirurgia geralmente é feita para remover as áreas de câncer.
– Isso geralmente significa que o útero é removido (histerectomia) juntamente com o tecido circundante. Os ovários, as trompas de falópio e os gânglios linfáticos na área também podem ser removidos.
Tratamento do câncer de colo de útero: radiação
A radioterapia externa pode ser usada para destruir as células cancerígenas que podem permanecer após a cirurgia.
– A radiação interna (braquiterapia) envolve a colocação de material radioativo dentro do próprio tumor para destruir as células cancerígenas.
– A radioterapia é frequentemente usada em conjunto com a quimioterapia para tratar mulheres com todos os casos de câncer do colo do útero, com exceção dos primeiros. Efeitos colaterais da radioterapia:
Náusea;
Vômito;
Cansaço;
Contagens baixas de células sanguíneas.
Tratamento do câncer de colo de útero: quimioterapia
A quimioterapia pode ser o tratamento principal se o câncer do colo do útero já se espalhou para locais distantes no corpo. A quimioterapia é o uso de drogas tóxicas para matar as células cancerígenas. Efeitos colaterais da quimioterapia:
Fadiga;
Perda de cabelo;
Perda de apetite;
Náusea;
Vômito;
Fáceis contusões.

Lidando com tratamentos de câncer do colo de útero

Embora os tratamentos contra o câncer possam fazer com que você perca o apetite, é importante manter uma boa nutrição e manter um peso saudável.
– Ser ativo também é útil, pois o exercício pode aumentar seus níveis de energia e reduzir o estresse. Seu médico pode ajudá-lo a decidir que tipo de atividade é melhor para você.
Fertilidade após cirurgia de câncer de colo de útero
Como o tratamento para o câncer do colo do útero pode envolver a remoção do útero e dos ovários, a gravidez futura pode não ser possível.
– No entanto, se o câncer for detectado precocemente, pode haver opção para uma gravidez futura com um tratamento conhecido como uma traquelectomia radical.
– Neste procedimento, o colo do útero e parte da vagina são removidos, mas a maioria do útero é deixada intacta.
Taxas de sobrevivência de câncer de colo de útero
Sobreviver ao câncer do colo do útero depende do estágio, ou extensão da disseminação, no momento em que é encontrado.
– Com base nas mulheres diagnosticadas entre 2010 e 2012, as taxas de sobrevida em 5 anos variaram de 93% para cânceres detectados precocemente até 15% para cânceres generalizados.
– Mas os tratamentos e as perspectivas estão melhorando constantemente, e essas chances podem ser ainda melhores hoje. Além disso, nenhuma estatística pode prever exatamente como uma pessoa responderá ao tratamento.
Vacina contra o câncer de colo de útero
As vacinas estão disponíveis para prevenir a infecção com os tipos de HPV com maior probabilidade de causar câncer.
Formas mais recentes de vacinas estão em desenvolvimento. Conheça o plano de saúde CAMIM para ter acesso a suas opções e proteja-se contra o câncer de colo do útero!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *