Sintomas de depressão: 07 sinais que indicam que você pode estar sofrendo com a doença

Sintomas de depressão sinais que indicam que você pode estar doente

Saiba quais são os 07 sinais que podem ser sintomas de depressão, que afeta milhões de pessoas em todo o mundo.

 

No ano passado, a Organização Mundial da Saúde (OMS) promoveu uma campanha para garantir que pessoas que sofrem de depressão, busquem ajuda médica o mais rápido possível. Muitas pessoas têm dúvidas na hora de saber como identificar os sintomas de depressão, por ser uma doença mais psicológica do que física. Se você tem dúvidas de como identificar esses sinais, leia esse artigo até o final e conheça os 7 principais sintomas de depressão que podem indicar que você pode ter essa doença.

O que é depressão?

Pode-se dizer que, fisiologicamente, a depressão é um desequilíbrio que ocorre no cérebro. Ao contrário de outras doenças, a depressão não pode ser curada apenas com medicamentos, pois ela é uma combinação de fatores que podem ser sociais, biológicos ou psicológicos.

Sua qualidade de vida, seus relacionamentos pessoais e a forma como você enfrenta o mundo, podem ser o estopim para que a depressão apareça em sua vida. Pode até não parecer, mas alguns sintomas de depressão são muito fáceis de se identificar e se você está já sentiu alguns dos sinais abaixo, é melhor procurar ajuda médica, antes que seja tarde.

Baixe este guia rápido sobre Depressão & Ansiedade


Dor física sem motivo e por longo tempo

Esse é um dos sintomas de depressão mais comuns nas pessoas. Se você está sentindo dores constantes em diferentes partes do corpo e sem motivo aparente, mesmo depois do seu médico declarar que você está saudável, pode ser um sinal que você está deprimido. Sentir dor não é normal e pode ser algum indício de algo não está funcionado bem em seu corpo. Faça uma análise minuciosa e veja o que pode estar acontecendo.

Dormir demais ou ficar sem dormir

Quando você sofre de depressão, pode se sentir vazio, culpado por algo ou triste. Tais sentimentos são bastante fortes e negativos e como consequência, podem atrapalhar o seu sono. Um adulto saudável precisa de 7 a 8 horas de sono diárias e se você estiver dormindo menos ou mais do que isso, é melhor procurar um médico. É claro que, insônias ocasionais ou dormir muito podem acontecer com qualquer pessoa e não quer dizer que você está deprimido. O problema é se isso for constante, por isso, tenha atenção ao seu sono.

Mudanças extremas nos níveis de fome

Assim como o sono, esse é um dos sintomas de depressão muito comum nas pessoas. A fome também fica afetada pela depressão, ou seja, se você estiver comendo mais ou menos do que está acostumado, pode ser algum indício de que algo não vai bem com seu corpo. Algumas pessoas, por estarem tristes, procuram na comida as respostas para sua tristeza. Em contrapartida, outras pessoas perdem o interesse em comer. O resultado é o excesso de peso ou o emagrecimento exagerado.

Falta de energia

Se você está cansado sem nenhum motivo e sem ânimo para fazer nada, fique atento! Esse também é um dos sintomas de depressão que mais afetam as pessoas. Tarefas que você fazia sem se cansar e que estão te deixando exausto no final do dia, pode ser um sinal de que você pode estar deprimido. Cansaço extremo sem motivo aparente não é normal e o mais indicado é que você procure um médico.

Mudanças em seu ritmo de trabalho

A depressão pode levar você a um estado de pânico geral. Como resultado, a velocidade em fazer suas tarefas diárias muda drasticamente. Tanto em casa, quanto no trabalho, a sua forma de realizar determinada tarefa fica muito menos agradável, por mais que você tivesse prazer em faze-las. O resultado é que você pode abrandar muito todo o ritmo de tarefas em sua vida pessoal e profissional, o que pode ser péssimo para todos que convivem com você. Se você perdeu o interesse no seu trabalho e nas tarefas do lar, procure a ajuda de um profissional, o mais rápido possível.

Evitar o contato com outras pessoas

Quando você está deprimido, perde toda a confiança nas pessoas ao seu redor. Você se sente sozinho, mesmo quando está cercado por seus amigos ou sua família. Como você tende a evitar o contato com qualquer pessoa, mesmo que ela more com você, a tendência é que você perca toda a conexão com todas as pessoas mais próximas. O isolamento é um dos piores sintomas de depressão, pois a pessoa não quer nenhum tipo de contato com ninguém, o que dificulta a busca por ajuda médica.

Tem pensamentos negativos

Quando se está deprimido, é bastante comum se sentir insignificante e achar que a vida não tem mais sentido. Isso pode te incomodar sem o seu pleno conhecimento e você começa a desenvolver aqueles pensamentos negativos a respeito de tudo e de todos. O maior problema é que essas emoções podem afetar diretamente o vínculo com seus amigos ou familiares, que antes você compartilhava com os mesmos. A tendência é que você se afaste das pessoas, mesmo que elas tentem ajuda-lo. Talvez esse seja um dos sintomas de depressão mais comuns nas pessoas que sofrem desse mal.

Conclusão

Você deve ter percebido que alguns sintomas de depressão são fáceis de se identificar. Caso esteja sentindo alguns desses sinais, não se hesite em procurar um médico. Vale ressaltar que a depressão tem cura, principalmente quando é diagnosticada precocemente.

Somente um médico especializado é que pode fazer um diagnóstico preciso do seu tipo de depressão, pois cada caso é único e deve ser analisado individualmente. A família do paciente tem participação fundamental nesse processo, ou seja, paciência e apoio são essenciais para a pessoa que está deprimida.

 

Gostaria de agendar uma consulta com um especialista?
Faça uma cotação gratuita no nosso site www.camim.com.br e receba um contato do conforto do seu lar.

 

Ainda tem dúvidas sobre os sintomas de depressão? Sem problemas. Em nosso blog você pode ler mais sobre esse e outros assuntos. Para nós o cliente sempre vem em primeiro lugar e não medimos esforços para prestar um atendimento de qualidade. Entre em contato com a nossa equipe e tire todas as suas dúvidas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *