Quais os tratamentos para a febre amarela mais eficazes?

tratamento para febre amarela

Conheça quais são os tratamentos para febre amarela que tem alto índice de eficácia e algumas dicas de prevenção

 

Quem foi diagnosticado com febre amarela, sabe que os sintomas podem ser muito prejudiciais ao organismo se não tratados rapidamente e de maneira correta. A febre amarela não é contagiosa, ou seja, não é possível uma pessoa passar para outra, mas existem várias formas de se prevenir dessa doença.

Alguns tratamentos para a febre amarela são bastante eficazes e outros nem tanto. Através desse artigo você vai descobrir quais tratamentos que realmente podem curar a febre amarela e como se prevenir dessa enfermidade.

 

Tratamentos para a febre amarela

 

Ainda não existem medicamentos específicos para destruir o vírus, reverter o quadro clínico do paciente infectado e evitar as complicações da febre amarela. O doente deve permanecer em repouso no ambiente hospitalar e sob cuidados médicos para evitar as complicações graves da doença.

O único tratamento possível é o de suporte médico. Basicamente, ele consiste em manter o paciente bem hidratado e introduzir drogas em seu corpo para equilibrar a pressão arterial, corrigir os desequilíbrios metabólicos e aliviar os sintomas em geral. Nos casos mais graves da febre amarela, o paciente pode necessitar de diálise e transfusões de sangue.

Baixe este guia rápido sobre Febre Amarela


Remédios para febre amarela

 

Alguns medicamentos são eficazes quando o assunto é tratamentos para a febre amarela. O médico pode indicar que o tratamento seja feito de acordo com os sintomas que o indivíduo apresenta. Por isso, é fundamental que se faça um diagnóstico preciso da doença para indicação do melhor tratamento para cada caso.

 

A ribavirina é um medicamento que atua no fígado e tem alto índice de eficácia, trazendo a cura da doença em 95% dos casos se usada da forma injetável. Os remédios que o médico pode recomendar para que a pessoa se recupere mais rápido incluem:

 

Remédios antipiréticos: o conhecido Paracetamol, deve ser administrado de 8 em 8 horas para diminuir a febre e a dor de cabeça.

 

Remédios analgésicos:  o Paracetamol ou Dipirona também devem ser usados para aliviar as dores musculares causadas pela febre amarela.

 

Protetores do estômago:  a Cimetidina e Ompeprazol são bastante usados para evitar gastrite, úlcera e diminuir risco de sangramento, que é um dos sintomas da febra amarela.

 

Remédio contra vômito: a Metoclopramida para controlar os vômitos e náuseas, que são sintomas muito comuns na primeira fase da doença.

 

Os tratamentos para febre amarela são importantes e devem ser levados à sério pelo paciente. Vale ressaltar que remédios que contenham ácido acetilsalicílico não são recomendados pois podem causar hemorragias severas, levando a morte. Outros medicamentos também são contraindicados em caso de febre amarela são AAS, aspirina, Doril e Calamdor.

 

Internação clínica

 

Um dos tratamentos para a febre amarela altamente eficazes. Nos casos mais graves da doença, o paciente deve ser internado em um hospital. A administração de soro, medicamento na veia e oxigênio para evitar complicações graves como hemorragias ou desidratação também é necessária.  O paciente também deverá ficar em observação constante, mesmo que a doença apresente uma considerável melhora.

 

O tratamento contra a febre amarela também deve ser orientado por um clínico geral e consiste apenas em aliviar os sintomas da doença, como febre, dor de cabeça, náuseas e vômitos. Dessa forma, é recomendado ficar em casa de repouso, evitando as atividades rotineiras como ir para a escola ou para o trabalho. A ingestão de líquidos como água pura ou água de coco é fundamental para a melhora do indivíduo, além de reidratar o mesmo.

 

Sinais de melhora 

 

Os sinais de melhora da febre nos diversos tratamentos para a febre amarela podem começar a aparecer 2 a 3 dias após o início dos mesmos. Incluem diminuição da febre, alívio das dores musculares e de cabeça, assim como redução do número de vômitos.

 

Sinais de piora 

 

Os sinais de piora da febre amarela estão relacionados com a desidratação e incluem aumento do número de vômitos, diminuição acentuada no volume de urina, cansaço excessivo e apatia. Nestes casos, é recomendado ir ao pronto-socorro para iniciar o tratamento adequado, o mais rápido possível.

 

Complicações

 

As complicações nos tratamentos para a febre amarela afetam entre 5 a 10% dos pacientes portadores da doença. Nesse caso, o tratamento deve ser feito com internação na Unidade de Tratamento Intensiva (UTI).

 

Alguns sinais de complicações da febre amarela podem ser: diminuição da quantidade de urina, apatia, prostração, vômito com sangue e insuficiência renal. Quando o paciente se encontra nessa situação, deve ser levado para o hospital para que fique internado, pois pode ser necessário fazer hemodiálise ou ser entubado.

 

Vacinação

 

Tratamentos para a febre amarela devem ser levados a sério por todas as pessoas. Na verdade, a vacina é uma forma de prevenção da febre amarela.  Existe uma vacina bastante segura e eficaz contra a febre amarela, produzida com o vírus vivo da doença.

 

A vacina é administrada em dose única por via subcutânea e é distribuída gratuitamente nos postos de saúde de todo o Brasil. Uma das vantagens desse tipo de tratamento contra a febre amarela é que a vacina raramente apresenta efeitos colaterais adversos.

 

Em vários estados brasileiros, essa vacina já faz parte do calendário nacional de vacinação do Governo Federal. A Organização Mundial de Saúde (OMS), anunciou em maio de 2013, que uma dose única da vacina contra febre amarela garante imunidade para o indivíduo por toda a vida. Diante disso, não é necessário a aplicação da dose de reforço em nenhum outro momento.

 

No Brasil, o Ministério da Saúde optou por manter o esquema de aplicar duas doses da vacina contra a febre amarela. A recomendação principal era que uma dose de reforço fosse aplicada cerca de dez anos depois da primeira em todos os adultos e crianças residentes em áreas de risco ou em pessoas que pretendiam viajar para esses lugares.

 

Quem deve tomar a vacina

 

Todas as crianças a partir dos nove meses de idade e moradoras de áreas de risco devem receber a primeira dose da vacina contra a febre amarela e uma dose de reforço quando completarem quatro anos de idade. A vacina também é indicada para todos os adultos que residam nas proximidades de áreas endêmicas ou que pretendam viajar para esses lugares, seja dentro ou fora do Brasil.

 

Neste último caso, a primeira dose deve ser aplicada dez dias antes da viagem para que o organismo tenha tempo de produzir os anticorpos necessários para combater o vírus da febre amarela.

 

Quem não deve tomar a vacina

 

– Bebês com menos de seis meses, por serem mais suscetíveis a possíveis complicações da vacina como a encefalite viral.

 

– Gestantes ou mulheres com suspeita de gravidez.

 

– Mulheres durante o período de amamentação, pois a vacina tem grande chance de passar para o leite materno e prejudicar o bebê.

 

– Pessoas imunodeprimidas, portadoras de HIV, de tumores malignos, incluindo leucemia e linfomas ou que utilizam medicamentos derivados da cortisona em doses elevadas.

 

– Pacientes que estão em tratamento de quimioterapia ou radioterapia ou são portadoras de doenças que alteram o funcionamento do sistema imunológico.

 

– Pessoas com hipersensibilidade a algum componente da vacina como a proteína do ovo, gelatina e antibiótico eritromicina.

 

Quem depende de orientação médica

 

Todos os adultos com idade igual ou superior a 60 anos só podem tomar a vacina depois de fazerem uma consulta com um médico especializado para avaliar o custo-benefício da medicação. Nessa idade, aumenta o risco de desenvolver os efeitos indesejáveis da vacina.

 

Os pacientes HIV positivo e imunodeprimidos, de maneira geral, devem evitar as viagens para os lugares onde exista risco de febre amarela. Se houver absoluta necessidade, devem consultar um médico especialista no assunto antes de qualquer decisão.

 

Como prevenir a febre amarela?

 

Agora que você conhece os tratamentos para a febre amarela, conheça algumas dicas de prevenção desse temida doença.

 

– Não deixe pneus ou recipientes que possam acumular água expostos à chuva;

 

– Coloque areia nos vasos das plantas e utilize água tratada com água sanitária para regar as plantas do quintal;

 

– Deixe as calhas dos telhados destampadas para que não haja acúmulo de água;

 

– Mantenha sempre as caixas d’água, cisternas, barris e filtros cobertos

 

-Deixe as garrafas sempre viradas para baixo;

 

-Coloque desinfetante em todos os ralos;

 

-Caso tenha piscina em sua residência, limpe-a com frequência e não a deixe descoberta;

 

-Coloque o seu lixo domiciliar em sacos plásticos fechados ou em latas com tampas;

 

-Use mosquiteiros e telas para impedir a entrada do mosquito dentro da residência;

 

-Use repelentes de insetos, principalmente em viagens ou em locais que a quantidade de mosquitos é alta;

 

-Se precisar viajar para algum local com alta incidência da doença, tome a vacina pelo menos 10 dias antes.

 

Buscando um plano de saúde no Rio de Janeiro que realmente se preocupa em oferecer um atendimento humanizado? Conheça o trabalho realizado pela Camim e garanta uma melhor qualidade de vida para toda a família.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *