Muitos podem ser os causadores da doença do diabetes, portanto é preciso estar atento para garantir uma melhor prevenção da saúde
A doença de diabetes possui diferentes tipos de classificação, como por exemplo: pré-diabetes; diabetes tipo 1; diabetes tipo 2 e diabetes gestacional. Todos os tipos de diabetes possuem seus causadores, e algumas delas são desenvolvidas por falta de cuidados adequados com a saúde.
Algumas pessoas já nascem com o organismo frágil e estão no grupo de risco de pessoas que podem desenvolver em qualquer momento da sua vida alguns desses tipos de diabetes. Mas muitas dessas pessoas que estão no grupo de risco não possuem o conhecimento necessário sobre o assunto.
A importância do acompanhamento médico desde a primeira infância
É muito importante que as pessoas façam um acompanhamento médico em todas as fases da vida. Quando bebês, na fase infantil, adolescência e, principalmente, na terceira idade. Muitas vezes os pacientes deixam de lado o acompanhamento médico na fase adulta por se dizerem jovens e mais resistentes a qualquer tipo de problema de saúde. Isto na verdade é uma grande mentira.
Os dados de saúde da população entre 18 e 35 anos mostram que as pessoas estão cada vez mais sedentárias e se alimentando de maneira inadequada, além de entrarem cada vez mais cedo no grupo de risco de desenvolvimento de doenças.
É de grande importância que se tenha sempre um acompanhamento médico. Uma pessoa que fica muito tempo sem visitar um médico não tem noção alguma de como está sua saúde, e mesmo que não sinta nada, muitas doenças são silenciosas e se manifestam de forma imperceptível.
A doença de diabetes pode se manifestar com sintomas de fácil percepção para qualquer pessoa, ou ela pode se manifestar silenciosamente e aparentar sintomas graves quando já está em um estágio avançado. Se houver um acompanhamento médico, as chances de a diabetes ser descoberta cedo e não se agravar é ainda maior.
Baixe este guia rápido sobre Diabetes
Prevenção à saúde: descoberta da doença de diabetes
Não é preciso que o paciente vá ao médico todo mês, mas é importante que pelo menos a cada 6 meses seja feito um check up para verificar como está a saúde. É preciso mudar os hábitos em relação a cuidar de si mesmo, e isso não deve ser uma preocupação apenas quando você estiver sentindo alguma dor ou outro sintoma diferente no corpo. Lembra que comentamos acima que muitas doenças são silenciosas?
A doença de diabetes pode se manifestar de uma forma diferente em cada pessoa. Pode ser que em um grupo de pessoas a doença desde o seu estágio inicial já mostre sintomas, mas pode ser que ela se manifeste silenciosamente e desenvolva sintomas após um estágio bem avançado.
Quanto antes a doença de diabetes for descoberta, menores serão as chances dela se agravar de um modo que chegue a desencadear outras doenças. Sim, a doença de diabetes pode ocasionar outras doenças, por isso a importância da prevenção à saúde para que isso não ocorra.
Em boa parte dos casos, as pessoas não são diagnosticadas com a diabetes tipo 1 ou a diabetes tipo 2, mas sim com a pré-diabetes. Neste estágio é possível eliminar todas as chances de o problema avançar e levar efetivamente à doença de diabetes. Mas se a prevenção à saúde não existe, é muito difícil que a pré-diabetes seja diagnosticada e tratada de maneira rápida e eficaz.
O que pode causar a doença de diabetes?
Hoje em dia o índice de jovens que estão sofrendo com o problema de diabetes aumentou muito devido aos maus hábitos alimentares. Mas cada tipo de diabetes tem os seus causadores e iremos explicar melhor a seguir.
Causas da diabetes tipo 1
A diabetes tipo 01 é causada por conta de uma anomalia na defesa do organismo, onde o sistema imunológico do paciente destrói as células betas pancreáticas. A diabetes tipo 1 geralmente se manifesta por conta do fator genético ou hereditário, comumente associados por conta de outros fatores ambientais, como por exemplo a virose.
Isto quer dizer que a diabetes tipo 1 pode muitas vezes estar relacionada de forma indireta com a genética (de forma hereditária), mas em conjunto com alguma infecção causada por algum tipo de vírus.
Causas da diabetes tipo 2
O maior causador da diabetes tipo 2 é o excesso de células gordurosas no organismo (adipócitos) dos músculos (miócitos) e também do fígado (hepatócitos). Essas células não respondem de forma correta à insulina, e isso acaba causando diversos problemas no organismo.
A hereditariedade colabora com o surgimento do problema de diabetes tipo 2, mas o envelhecimento, uma má alimentação, o excesso de peso e também o sedentarismo contribuem e muito para o surgimento da doença.
Causas da diabetes gestacional
Na grande maioria das vezes, o maior causador da diabetes gestacional é o ganho de peso em excesso da mãe. As mães acima do peso saudável para a sua gestação têm um bebê muito grande, normalmente acima dos 4 quilos.
O histórico de diabetes gestacional é grande e também pode ser relacionado com a síndrome do ovário policístico. Isso acaba fazendo com que a diabetes do tipo 2 apareça com o passar dos anos.
Existem muitos fatores que podem causar as diferentes classificações de doenças de diabetes, mas todas elas podem ser evitadas ou descobertas enquanto estão em estágios iniciais, desde que haja uma prevenção e um cuidado especial com a saúde. Caso contrário as consequências podem ser terríveis. Conheça a consequência da doença diabetes no seu organismo nesse post do nosso blog.
Você pode manter sua saúde em dia e se prevenir da diabetes e de outras doenças com as dicas exclusivas da CAMIM. Visite nosso site e fique por dentro de todas as novidades!