Gastrite nervosa: o que é e como se prevenir desse tipo de problema?

gastrite-nervosa-rio-de-janeiro-rj

Saiba o que é gastrite nervosa e como você pode ser prevenir para que esse problema não faça mais parte da sua vida

 

Gastrite nervosa: o que é e como se prevenir desse tipo de problema?

 

O que é gastrite nervosa?

A gastrite nervosa é uma doença do estômago que atinge milhares de pessoas em todo o mundo. Apesar de não causar inflamação estomacal como a gastrite clássica, sintomas como azia, queimação e sensação de estômago cheio podem aparecer devido a questões emocionais como nervosismo, ansiedade e estresse. A gastrite nervosa também é conhecida como dispepsia funcional e pode ser tratada através de medidas simples como mudanças na alimentação e controle diários dos níveis de estresse.

Prevenção

Através de medidas simples, você pode prevenir a gastrite nervosa e melhorar muito a sua qualidade de vida. Leia com atenção as dicas abaixo e dê adeus para esse incômodo.

Mastigue bem a comida:

Uma mastigação eficiente ajuda a formar o bolo alimentar, reduzindo as partículas dos alimentos e, consequentemente, facilitando todo o processo digestivo. Quando for se alimentar, mastigue bem os alimentos, pois quando se come muito depressa, o organismo é obrigado a liberar mais suco gástrico para digerir a comida, irritando a mucosa do estômago.

Baixe este guia rápido sobre Gastrite  

Não exagere no café:

O café exerce uma ação irritante se a mucosa do estômago estiver inflamada. Se você tem gastrite nervosa, é melhor não tomar café em excesso, pois isso pode piorar o problema. Uma boa dica é trocar os cafés mais concentrados por versões com menos cafeína, como o expresso ou até mesmo descafeinados.

Controle a ansiedade e o estresse:

Talvez essa seja a principal dica para se evitar a gastrite nervosa. É claro que nem sempre é possível manter-se calmo e tranquilo todos os dias, por causa da correria da vida moderna. Altos níveis de estresse e tensões à flor da pele podem causar o aumento do suco gástrico, machucando a parede do estômago. Muita calma, sempre!!!

Evite alimentos gordurosos:

Por mais que sejam uma delícia e uma tentação, os alimentos gordurosos podem piorar a gastrite. Esse tipo de alimento faz o estômago produzir mais suco gástrico, agravando o problema. Portanto, se quiser que sua gastrite nervosa melhore ou amenize bastante, evite alimentos ricos em gordura.

Não exagere no álcool:

O álcool ataca diretamente a mucosa do estômago e o deixa mais vulnerável aos efeitos ácidos do suco gástrico. O abuso do álcool aliado a alguns maus hábitos alimentares e altos níveis de estresse podem agravar a gastrite nervosa ou até mesmo desencadear uma úlcera. Tudo é permitido e só não vale exagerar com nada, combinado?

Está com dificuldades de achar um plano de saúde no Rio de Janeiro para acabar de vez com os problemas na hora de agendar consultas e exames? Entre em contato com a Camim e conheça nossos planos especiais para você e toda a sua família!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *