Quais os alimentos para pressão alta que podem ajudar seu organismo a manter o equilíbrio?

alimentos para pressão alta

Conheça os melhores alimentos para pressão alta , que são verdadeiros aliados no combate a esse problema e que vão te ajudar a ter mais qualidade de vida.

Quais os alimentos para pressão alta que podem ajudar seu organismo a manter o equilíbrio?

 

A relação entre sódio e pressão alta não é novidade para ninguém. Quem sofre com essa doença, que atinge cerca de 35% da população brasileira com mais de 40 anos, sabe que uma alimentação rica em sódio é extremamente prejudicial para a saúde. Existem alguns alimentos para pressão alta que são verdadeiros aliados para quem deseja ter uma vida mais saudável.

Se você ficou curioso para saber como esses ingredientes podem contribuir para uma alimentação saudável (linkar para o artigo Como investir em uma alimentação saudável sem precisar se privar de tudo o que mais gosta de comer), leia esse artigo até o final e saiba mais sobre esse assunto.

Baixe este guia rápido sobre Pressão Alta

Salmão grelhado

Tanto o salmão quanto alguns mariscos são excelentes fontes de potássio, que é ótimo no combate contra a pressão alta. Um pedaço de 100 gramas de salmão grelhado oferece cerca de 630 mg de potássio. O ideal é consumir o peixe assado ou grelhado para não elevar demais o seu valor calórico. O salmão é um dos alimentos para pressão alta mais completos que existem. Ele é rico em ácidos graxos, ômega 3, tem propriedades anti-inflamatórias e ajuda a regular os níveis de colesterol do organismo.

Abacate

Apesar de ser uma fruta calórica, o abacate é rico em nutrientes, como as vitaminas do complexo A e E, que tem propriedades antioxidantes. O abacate é um dos alimentos para pressão alta que devem ser consumidos regularmente por quem é portador da doença. A fruta ainda é rica em potássio, oferecendo 485 mg do mineral a cada 100 gramas. O abacate pode ser consumido puro ou em saladas.

Espinafre cozido

Você já deve ter percebido que uma dieta rica em potássio é extremamente eficaz contra a pressão alta. O espinafre tem altas concentrações desse importante mineral e a cada 100 gramas do vegetal, obtém-se 466 mg de potássio. Além disso, esse é um dos alimentos para pressão alta que devem ser consumidos diariamente, pois é rico em ferro e vitamina C. O consumo regular de espinafre ainda ajuda a prevenir alguns tipos de câncer e doenças oculares. O ideal é consumi-lo cozido.

Batata Assada

Um dos alimentos para pressão alta mais acessíveis. Apenas 100 gramas de batata fornecem 390 mg de potássio, fazendo com que esse alimento seja um poderoso aliado contra a hipertensão. Além de ser uma excelente fonte de carboidratos, a batata contém pouca gordura. Esse alimento contém vitaminas do complexo B e C. O ideal é consumir a batata assada para aproveitar todos os seus benefícios.

Banana

A banana também é rica em potássio e pode ajudar a reduzir a pressão alta. Cada 100 gramas da fruta, pode-se obter 358 mg de potássio. Essa poderosa fruta funciona como calmante, relaxa a musculatura tensa e promove a liberação de hormônios que geram a sensação de bem-estar. É um dos alimentos para pressão alta mais consumidos por praticantes de atividades físicas. Por ser uma fruta calórica, o ideal é ter moderação ao consumir a banana. Em média, 1 banana por dia já é suficiente.

Feijão preto

O feijão preto também é uma ótima fonte de potássio e 100 gramas do alimento fornecem 355 mg de potássio. Além disso, o feijão também é rico em fibras, ferro, fósforo e cálcio. Se for combinado com o famoso arroz, o prato ainda aumenta mais o seu valor nutricional. Quer ter um organismo equilibrado e a pressão normal? Coma arroz com feijão diariamente para ter sempre a saúde em dia.

Molho de tomate caseiro

Esse é um dos alimentos para pressão alta mais versáteis que existem, além de ser muito gostoso. O molho de tomate, além de combinar com massas e outros tipos de alimentos, é uma ótima fonte de potássio. Uma pequena porção de 100 gramas do alimento fornece 330 mg desse importante mineral.

O ideal é que o molho de tomate seja preparado em casa, pois os industrializados são ricos em açúcar, sódio, conservantes e aromatizantes. O molho de tomate caseiro oferece também uma boa quantidade de uma substância antioxidante chamada de licopeno, que ajuda na prevenção de alguns tipos de câncer.

Mamão papaia

Essa fruta também é uma poderosa aliada para quem tem pressão alta. Um pedaço de 100 gramas fornece 260 mg do mineral. A melhor forma de consumir o mamão é cru e no café da manhã. Se for possível, acrescente uma colher de semente de chia ou linhaça na fruta. O mamão é rico em licopeno, vitamina C e possui uma enzima que auxilia o processo digestivo.

Aveia

Mais um dos importantes alimentos para pressão alta. A aveia é uma excelente fonte de fibras, minerais e vitaminas. O alimento auxilia em todo o processo de emagrecimento por gerar sensação de saciedade prolongada, evitando que você coma um maior número de vezes.

Além disso, a aveia auxilia no controle da glicose do sangue, regula o intestino e ajuda a reduzir a pressão arterial, desde que seja consumida regularmente. O ideal é que se consuma 2 colheres de sopa de aveia no café da manhã ou no lanche da tarde com uma fruta ou na vitamina para que consiga obter os efeitos desejados.

Amêndoas e nozes

Esses alimentos para pressão alta agem como vasodilatadores, reduzindo a pressão arterial. Além disso, as amêndoas e nozes são ricas em vitamina E, um dos principais antioxidantes naturais que existem. Essas substâncias ajudam a retardar o envelhecimento precoce e reduzem as chances de se ter problemas cardíacos.

Apesar de todas as vantagens, nozes e amêndoas são muito calóricas e devem ser consumidas com moderação. A quantidade diária ideal de consumo é de 3 a 4 sementes de cada uma. Elas devem ser consumidas in natura e são ótimas opções de lanche da manhã ou da tarde.

Agora que você conseguiu entender a importância dos alimentos para pressão alta, chegou a hora de ampliar um pouco mais os conhecimentos. Em nosso blog você pode ler outro artigo exclusivo para aprender como controlar a pressão com algumas dicas simples e efetivas, clicando aqui.

Está cada dia mais difícil conseguir encontrar um plano de saúde no Rio de Janeiro que entregue a qualidade e a comodidade que você necessita? Entre em contato com a nossa equipe e conheça as vantagens que só os associados Camim possuem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *