Aprenda a controlar a pressão arterial alta com algumas dicas simples e efetivas

Como controlar a pressão arterial alta

Conheça algumas atitudes que ajudam a controlar a pressão arterial alta para que você tenha mais qualidade de vida e saúde.

 

Aprenda a controlar a pressão arterial alta com algumas dicas simples e efetivas

 

Para controlar a pressão arterial alta de uma forma eficaz, além do tratamento indicado pelo médico que deve ser seguido à risca, é fundamental fazer algumas mudanças nos hábitos de vida. O problema é que muito do que fazemos ou comemos se reflete diretamente sobre a pressão arterial. Nenhuma mudança é fácil, principalmente quando se trata de hipertensão.

Através desse artigo, você vai conhecer algumas dicas simples e efetivas para controlar a pressão arterial alta. Leia até o final e saiba mais sobre esse assunto.

Substitua o sal por temperos naturais

Ao contrário do que muita gente pensa, o sal não é o único tempero que pode dar sabor aos alimentos. Existem inúmeras opções muito mais saudáveis que podem substituí-lo e que também podem dar um delicioso sabor à sua comida. Para controlar a pressão arterial alta, substitua o sal por: pimenta, cebola, alho, gengibre, orégano, salsa, coentro, manjericão, açafrão, louro e alecrim. Você pode usar e abusar desses temperos e ainda pode alterná-los, descobrindo novos sabores para suas refeições.

Além disso, evite as famosas comidas enlatadas, embutidas ou congeladas, pois elas possuem grandes quantidades de sódio em sua composição. Os temperos prontos que vem cubinhos ou em potes também devem ser evitados por quem tem pressão alta. Prepare os alimentos em casa e da forma mais natural possível, sem conservantes. Se você precisa almoçar fora, o aconselhável é levar marmita com a refeição feita em casa, pois além de ser saudável é uma opção muito mais barata.

Pratique atividades físicas regulares

Para controlar a pressão arterial alta e melhorar a circulação sanguínea, é necessário fazer atividades físicas regulares. A prática de atividades aeróbicas ajuda na prevenção de diversas doenças e faz bem para o corpo e para a mente. Mas esse efeito só pode ser alcançado se os exercícios forem praticados por, no mínimo, 3 vezes por semana com 1 hora de duração cada vez.

Não adianta se esforçar em excesso durante a caminhada ou na academia por 3 ou 4 dias seguidos e depois ficar 10 dias sem fazer nada. É preciso fazer atividades físicas de forma constante e não apenas nos finais de semana, por exemplo. Assim como a medicação para a pressão alta deve seguir uma rotina, a prática de exercícios físicos deve ser encarada como um tratamento que vai melhorar a sua qualidade de vida.

Controle o estresse e a ansiedade

Não é novidade para ninguém que o estresse e a ansiedade causam impactos negativos no organismo. A produção em excesso de hormônios como o cortisol, adrenalina e insulina, pode fazer com a pressão nas artérias fique cada vez mais alta, mesmo com o tratamento correto. Esses hormônios, quando estão em altos níveis no corpo, deixam o organismo em estado de alerta constante, fazendo que a pressão arterial permaneça alta.

Para controlar a pressão arterial alta, procure alternativas para diminuir os níveis de estresse do seu dia a dia, mesmo que sua rotina no trabalho ou em casa não contribua muito. Algumas alternativas são a prática de meditação, yoga, acupuntura ou pilates. Se você não gosta de nenhuma delas, outra alternativa é a prática de natação ou uma simples caminhada. Atividades físicas ajudam e muito a regular esses hormônios responsáveis pelo estresse, que fazem um verdadeiro estrago no corpo.

Durma entre 6 e 8 horas por noite

Uma boa noite de sono é fundamental para todas as pessoas, em especial, para os hipertensos. Para que os batimentos cardíacos e o fluxo dos vasos sanguíneos se normalizem, é necessário pelo menos 6 horas de sono por noite. É claro que a necessidade de sono varia de uma pessoa para a outra, mas o ideal é que o sono dure cerca de 7 horas. Dormir mais de 8 horas também não é benéfico para a saúde e aumenta o risco de doenças do coração.

A qualidade do sono também precisa ser levada em consideração. Para controlar a pressão arterial alta, o sono deve ser reparador e relaxante. Se você tem um sono agitado ou sofre de insônia, procure um especialista o mais rápido possível. O sono, quando é fragmentado, não tem a mesma qualidade de um sono profundo e ininterrupto, que faz muito bem para a saúde.

Tome a medicação nos mesmo horários

É importante que todos os remédios para controlar a pressão arterial alta sejam tomados diariamente e nos intervalos recomendados pelo médico. Pode não parecer, mas ter essa disciplina é importante, pois o efeito dos medicamentos pode variar ao longo do tempo. Se você não os toma sempre nos mesmos horários, os resultados podem não ser os esperados.

Por exemplo, se sua medicação deve ser tomada a cada 8 horas, respeite os horários e tome-a na hora certa. Nada de tomar um comprimido as 8 da manhã, outro as 18 horas e o outro somente as 3 da madrugada. Uma boa dica é estabelecer horários fixos diários para tomar a medicação para a pressão alta e que eles sejam respeitados.

Se você tiver dificuldade em seguir uma rotina de horários de tomar a medicação, converse com seu médico para avaliar seu caso, ajustando os horários ou mudando sua medicação para uma única dose.

Não se esqueça

Para você não se esquecer de tomar sua medicação diária, coloque um despertador ou seu celular para avisar quando chegar a hora. Vamos imaginar que você está saindo do Rio de Janeiro para passar uma temporada fora de casa. É importante que você não se esqueça de levar o medicamento consigo, principalmente se o local for um pouco mais afastado da cidade ou você não tiver como comprá-lo.

O mais importante é estar sempre antenado com os melhores tratamentos e manter uma rotina regrada e saudável. E se você tivesse acesso imediato a um atendimento médico imediato e de qualidade? Na camim ao contratar nossos planos o atendimento é imediato em qualquer posto conveniado. Faça agora mesmo uma cotação gratuita e leve uma vida mais leve e tranquila!

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