Pressão alta: o que é e quais são os seus principais sintomas?

O que é pressão alta e quais suas causas

Saiba o que é pressão alta, suas causas e quais são os principais sintomas dessa doença que acomete 1 em cada 4 pessoas.

 

No Brasil, 35% da população adulta tem pressão alta. Dessa porcentagem, 60% são idosos com mais de 60 anos, representando mais de 50% das mortes por doenças cardiovasculares. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 1 bilhão de pessoas em todo o planeta tem índices elevados de pressão, mas somente 1/3 desse número sabe que tem a doença.

Se você ficou curioso para saber o que é pressão alta, suas causas e quais são seus principais sintomas, leia esse artigo até o final e saiba mais sobre esse assunto.

O que é pressão alta?

O coração é o órgão responsável por bombear sangue para todo o corpo, através das artérias. A força com que esse sangue é impulsionado é determinada pela chamada pressão arterial. Quando existe uma contração das paredes das artérias por onde o sangue circula, dificultando sua passagem, ocorre a pressão alta ou hipertensão. O coração precisa de um maior esforço para fazer todo o sangue circular pelo corpo.

A hipertensão ou pressão alta é uma condição clínica caracterizada pela elevação constante dos níveis da pressão sanguínea, quando esta for maior ou igual a 140/90 mmHg. Essa medição deve ser feita por um médico por, pelo menos, três vezes distintas para se ter o diagnóstico preciso. O valor normal da pressão arterial de um adulto é de 120/80 mmHg.

Baixe este guia rápido sobre Pressão Alta


Causas da pressão alta

A hipertensão é uma doença bastante comum e atinge 1 a cada 4 pessoas. A pressão alta está mais presente no idosos, mas não é raro ver pacientes jovens hipertensos. Conheça agora as principais causas dessa doença.

Genética

Se você tem pais ou irmãos hipertensos, as chances de você também ter pressão alta no futuro são enormes. Essa é a principal causa da pressão alta nas pessoas. Estima-se que 50% das causas de hipertensão estão ligadas a predisposição genética. Essa é a única causa que não pode ser tratada de maneira preventiva.

Excesso de peso

Se você está com uns quilinhos a mais, é melhor procurar ficar livre deles o mais rápido possível. Pessoas que tem excesso de peso apresentam um risco 3 vezes maior de ter pressão alta em relação a pessoas que estão com o peso ideal. Os quilos a mais trazem uma série de complicações na saúde, além da hipertensão. Diabetes, colesterol alto, insuficiência renal e infarto do miocárdio são os principais problemas de que tem excesso de peso.

Sedentarismo

Segundo pesquisas recentes, fazer atividades físicas constantes diminui as chances de hipertensão em até 30%. Se você está sedentário, é melhor mudar de ideia e começar a fazer algum tipo de atividade aeróbica se não quiser entrar para o grupo dos hipertensos. O sedentarismo contribui para o aumento da pressão arterial nos vasos sanguíneos. Praticar atividade física, pelo menos três vezes na semana, é praticamente uma obrigação para quem já passou dos 30 anos.

Abuso de sal

O consumo excessivo de sal na alimentação também é uma das principais causas da pressão alta. Para se ter uma ideia, o brasileiro consome sal na sua dieta, duas vezes mais do que o recomendado pela OMS. O excesso de sódio, sobrecarrega os rins, desencadeando a hipertensão.

Sintomas das pressão alta

Quando a pressão alta está em estágio inicial, ela não apresenta muitos sintomas evidentes, o que dificulta o diagnóstico. A hipertensão também é conhecida como assassina silenciosa, pois seus sintomas são comumente confundidos com os sintomas de diversas outras doenças.

Dores de cabeça

Conhecida também por cefaleia, é um dos principais sintomas da pressão alta. Ela pode começar nas primeiras horas da manhã e vai diminuindo sua intensidade ao longo do dia, o que é muito comum em pacientes com hipertensão. Quando a pressão se encontra em níveis elevados, ocorre maior contração das artérias, provocando dores na cabeça e na nuca, de intensidade moderada.

Confusão mental

Quando a pressão arterial está muito alta, a pessoa pode apresentar certa confusão mental, que é a incapacidade de pensar com clareza e agilidade. O indivíduo também pode se sentir meio desorientado, com dificuldades em tomar decisões ou em se concentrar e de se lembrar de determinadas coisas. Não se hesite em procurar um médico se estiver se sentido assim.

Enjoo e tonturas

Pessoas que tem pressão alta geralmente sentem enjoos ou tonturas. Esses sintomas estão ligados as dores de cabeça, que podem desencadear outros problemas como esses. A circulação sanguínea no cérebro fica bastante comprometida com a hipertensão. Os vasos se contraem a medida em que a pressão se eleva e essa elevação repentina pode provocar tonturas, náuseas, zumbido, entre outros.

Problemas de visão

Os vasos da retina ocular são comprometidos com o aumento da pressão arterial. As lesões podem ser graves ou somente espasmos. Dependendo dos níveis em que a pressão se encontra, o paciente pode ter visão dupla, em alguns casos. Se a doença é persistente e não é tratada a tempo, pode levar à cegueira total.

Palpitações e arritmias

Nos primeiros estágios da hipertensão arterial, arritmias e palpitações cardíacas podem aparecer. Isso acontece por causa de uma sobrecarga extra no coração que precisa sustentar a pressão elevada, o que causa um aumento gradativo da cavidade atrial, determinando o aparecimento da pressão alta.

Insuficiência renal

Quando a pressão está alta, o sangue é bombeado com mais força pelos vasos sanguíneos, o que pode gerar algumas lesões nos mesmos. Um dos primeiros órgãos a ser afetado pela pressão alta, são os rins. Eles são responsáveis por filtrar todo o sangue e podem ser lesionados se a hipertensão não for tratada a tempo.

Ainda tem dúvidas sobre a pressão alta e seus sintomas? Sem problemas. Em nosso blog separamos um artigo exclusivo para que você possa entender quais são os alimentos que vão ajudar a manter sua pressão controlada.

 

Se você está buscando por um plano de saúde no Rio de Janeiro que possa atender as necessidades de toda a sua família, a Camim é a sua melhor opção. Entre em contato com a nossa equipe e conheça as vantagens que só os associados Camim possuem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *