Como tratar a depressão de maneira efetiva e voltar a ter uma vida saudável?

Como tratar a depressão plano de saude ambulatorial rio de janeiro rj

Saiba como tratar a depressão de uma forma eficiente para você voltar a ter mais saúde e qualidade de vida com sua família

 

Como tratar a depressão de maneira efetiva e voltar a ter uma vida saudável?

 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) promoveu no ano passado, uma intensa campanha para garantir que pessoas que sofrem de depressão, busquem ajuda médica o mais rápido possível. O maior problema é que muitas pessoas ainda sentem uma certa resistência em procurar por esse tipo de auxílio e preferem se auto medicar, o que pode ser um perigo para a saúde.

Você sabia que a depressão pode ter cura? Você poderá voltar a ter uma vida saudável novamente e em pouco tempo. Leia esse artigo até o final e saiba como tratar a depressão de maneira eficiente.

O que é depressão?

Segundo o consenso médico, trata-se de um desequilíbrio no cérebro. A depressão, ao contrário de outras doenças, não pode ser curada apenas com remédios, pois ela é uma combinação de fatores que podem ser sociais, biológicos ou psicológicos. Por isso, uma consulta médica pode ser de suma importância para um diagnóstico mais preciso.

Sua qualidade de vida, seus relacionamentos pessoais e a forma como você encara o mundo, podem ser o estopim para que a depressão apareça em sua vida. Pode até não parecer, mas a depressão é fácil de se tratar, bastando que você tenha disciplina e siga os conselhos do seu médico. Veja como tratar a depressão seguindo à risca as dicas abaixo.

Baixe este guia rápido sobre Depressão & Ansiedade

Peça ajuda e apoio

O primeiro passo para o tratamento da depressão é pedir ajuda e apoio a médicos, conselheiros da saúde mental ou até parentes e amigos. Não tenha vergonha em compartilhar com sua família o que você está sentindo no momento e veja como eles podem te ajudar.

Não busque só a ajuda médica, pois a depressão não melhora somente com medicamentos. Procure grupos de apoio em seu bairro e compartilhe com eles todos os motivos que te levaram a ficar deprimido. Talvez esse seja um dos primeiros passos para aprender como tratar a depressão.

Faça mudanças saudáveis em seu estilo de vida

Parte do tratamento da depressão é feito através de mudanças saudáveis em seu estilo de vida. É claro que eles nem sempre são fáceis ou prazerosos de se fazer, mas são extremamente necessários para quem está deprimido. As mudanças podem ser: fazer atividades físicas, ter uma alimentação saudável, procurar ter um sono de qualidade, ficar mais tempo com a família ou amigos, evitar estresse, álcool e drogas.

Todos esses pequenos cuidados podem ser um grande passo para cura da depressão. Além de fazer muito bem para o corpo, a mente é a principal beneficiada com essa mudança.

Faça um calendário

Mais uma boa dica de como tratar a depressão. Desenvolva uma rotina para você que possa seguir à risca todos os dias da semana e da melhor forma que conseguir. Por exemplo, estipule uma determinada hora para se levantar, dormir, almoçar, fazer atividades físicas e até para se distrair. Organize seu dia para que tudo isso seja possível de se fazer.

Quando você se organiza dessa forma, você faz de tudo um pouco e isso não vira uma rotina chata. Vale ressaltar que tudo deve ser feito com prazer e não por obrigação, o que pode ficar entediante.

Evite algumas coisas

Caso você tenha sido diagnosticado com depressão, deve evitar algumas coisas, ao máximo. Como é uma doença física e psicológica, a depressão tem alguns estágios que podem ser perigosos se o paciente cometer alguns excessos. Portanto, evite: ficar longos períodos sozinho, uso de álcool ou drogas, pensamentos negativos que podem fazer você se sentir uma pessoa ruim, ou fazer coisas que podem piorar sua autoestima.

Pode até não ser fácil para quem está passando por um momento difícil, mas é algo necessário de se fazer para a recuperação.

Procure ajuda médica

Procurar ajuda de profissionais da saúde mental também é uma ótima dica de como tratar a depressão. É claro que as dicas dadas acima são fundamentais, mas é preciso ter a ajuda dos remédios contra a depressão. O psiquiatra vai fazer alguns exames clínicos em você que permitem o mesmo fazer um diagnóstico mais preciso do seu caso.

Depois de uma minuciosa análise, o profissional pode indicar o uso alguns medicamentos, terapias ou tratamentos alternativos para você ficar livre dessa doença. Cada caso deverá ser analisado individualmente e somente o médico é que vai indicar o melhor tratamento para seu caso.

Cuide-se de si mesmo

É importante saber como tratar a depressão para que você fique curado, o mais rápido possível. Procure fazer coisas que você sinta prazer e que te façam se sentir melhor. Jamais faça o contrário! Se você gosta de escutar músicas, escute músicas que transmitam alegria e que ao mesmo tempo, te façam se sentir bem. Defina algumas metas que sejam possíveis de serem alcançadas e procure atingi-las, todas as semanas.

 

Tais atitudes podem melhorar seu humor, sua autoestima e sua saúde, de um modo geral. Por mais que uma situação não lhe seja tão favorável, tente olhar sempre o lado positivo da mesma! Livre-se dos pensamentos negativos, de uma vez por todas!

 

Conclusão

 

Você deve ter percebido que tratar a depressão não é tão difícil, certo? Basta algumas pequenas atitudes que a melhora já pode ser visível, dependendo do grau da doença. Siga as dicas acima e não se hesite em procurar o auxílio médico, pois a depressão pode sim ter cura. Não tenha vergonha em dizer o que está sentindo para as pessoas mais próximas de você, pois isso também pode ajudar. Procure sempre ter hábitos de vida saudáveis, pois eles fazem bem tanto para o corpo quanto para sua mente!

Gostaria de agendar uma consulta com um especialista?
Faça uma cotação gratuita no nosso site www.camim.com.br e receba um contato do conforto do seu lar.

 

Ainda tem dúvidas sobre como tratar a depressão? Separamos um artigo exclusivo para você aprender a identificar os sintomas e sinais da doença. Sem problemas. Em nosso blog você pode ler mais sobre esse e outros assuntos. Para nós o cliente sempre vem em primeiro lugar e não medimos esforços para prestar um atendimento de qualidade. Conte sempre com nossa equipe com o que precisar.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *