O que é depressão e quais são as suas causas mais comuns?

O que é depressão plano de saude rio de janeiro rj

Descubra o que é depressão e quais são as principais causas dessa doença que afeta milhões de pessoas em todo o mundo.

O que é depressão e quais são as suas causas mais comuns?

 

No ano passado, a Organização Mundial da Saúde (OMS) promoveu uma intensa campanha para garantir que pessoas que sofrem de depressão, busquem ajuda médica o mais rápido possível. Por ser uma doença com sintomas mais psicológicos do que físicos, muitas pessoas ainda têm dúvidas à respeito desse assunto. Mas você sabe realmente o que é depressão e quais são as suas causas? Se quiser saber mais sobre o assunto, leia esse artigo até o final e esclareça todas as suas dúvidas a respeito.

 

O que é depressão?

Segundo o consenso médico, fisiologicamente, a depressão é um desequilíbrio no cérebro. Ao contrário de outras doenças, a depressão não pode ser curada apenas com medicamentos, pois ela é uma combinação de fatores que podem ser sociais, biológicos ou psicológicos.

Sua qualidade de vida, seus relacionamentos pessoais e a forma como você enfrenta o mundo, podem ser o estopim para que a depressão apareça em sua vida. As causas da depressão podem ser várias e a maioria estão ligadas a fatores emocionais, que em sua maioria, são muito fáceis de se identificar. Agora que você já sabe o que é depressão, conheça as principais causas dessa doença.

 

Baixe este guia rápido sobre Depressão & Ansiedade

 

Herança genética

Esse é uma das principais causas de depressão, segundo o consenso médico. Se você histórico familiar de depressão em sua família, mas especificamente em parentes de primeiro grau como pai, mãe ou avós, as suas chances de ter depressão em algum momento da vida, aumentam cerca de 25%. Pode-se dizer que a depressão é passada geneticamente para a geração seguinte, mas a forma exata com isso acontece, ainda é um mistério para a ciência.

 

Desequilíbrios químicos no cérebro

Não basta saber o que é depressão e não conhecer suas causas, certo? Acredita-se que a depressão também é causada por um desequilíbrio nos neurotransmissores que estão ligados com a regulação do humor. Os neurotransmissores são substâncias químicas que são responsáveis pela comunicação em diferentes áreas do cérebro. Quando eles são escassos, a pessoa pode ter variações repentinas de humor, de forma inesperada e sem motivo aparente. Esse tipo de desequilíbrio também causa depressão.

 

Dor e perda

Além de você estar a par sobre o que é depressão, é importante que conheça as principais causas dessa doença. O luto é uma resposta natural do ser humano quando este perde um ente querido. O estresse extremo associado à uma tristeza profunda e por longo tempo, pode desencadear episódios de depressão. É claro que cada pessoa reage a uma determinada situação de forma diferente, mas quando a reação é extremamente emotiva e constante, as chances de se ter depressão aumentam consideravelmente.

 

Solidão

Você sabia que pessoas que ficam grande parte do tempo sozinhas ou quase não se relacionam com outras pessoas, tem mais chance de ter depressão? Uma das causas mais comuns da depressão é a solidão. Mesmo que você more com sua família ou parentes próximos, você acha que não tem o apoio deles e acaba se sentido solitário. Isso é uma porta aberta para a depressão, pois a tendência é que você se isole ainda mais, perdendo toda a confiança nas pessoas ao seu redor.

 

Personalidade

Provavelmente, você já deve estar mais a par sobre o que é depressão, certo? Você pode ser mais propenso a ter depressão, se apresentar alguns traços de personalidade como baixa autoestima ou ser excessivamente crítico consigo mesmo e com as outras pessoas. Isso se deve a dois prováveis fatores que são: genes que você herdou dos seus pais, que provavelmente também eram assim ou algumas experiências que você teve durante a vida.

 

Traumas ou abusos no passado

Se você sofreu algum tipo de abuso físico ou emocional durante sua vida e principalmente na infância, provavelmente vai ter depressão na fase adulta. Qualquer tipo de trauma pode ficar marcado na memória para o resto da vida e pode ser extremamente difícil de se esquecer ou ficar livre desse tipo de pensamento. Tanto o abuso físico quanto psicológico pode afetar e muito a vida de uma pessoa, aumentando as chances de ser ter depressão em até 30%, segundo pesquisas recentes.

 

Tensão financeira ou desemprego

Pessoas que estão com a situação financeira delicada e por um longo período de tempo, podem ter mais chances de ter depressão. Isso porque os níveis de estresse emocional por causa da falta de dinheiro ou de emprego, podem levar a complicações no cérebro, causando depressão severa.

A tensão financeira é tanta, que algumas pessoas correm sério risco de ficarem deprimidas, mesmo que estejam gozando de uma boa saúde no momento. Todas as pessoas deveriam saber o que é depressão para poderem ajudar algum familiar ou amigo próximo.

 

Doenças

O estresse emocional de se ter algum tipo de doença de longa data ou com risco de vida também pode causar depressão profunda. Intermináveis tratamentos médicos que são associados ao risco de morte e abuso de alguns medicamentos por causa da enfermidade, podem ser uma bomba relógio para o corpo.

 

Os altos níveis de estresse causados por tantas incertezas, podem ser devastadores para o corpo humano, que pode responder de várias formas. Essa também é uma das causas da depressão e que mais afetam as pessoas, principalmente as enfermas.

 

Conclusão

O mais importante de tudo é que você procure ajuda médica, o mais rápido possível, caso esteja passando por algum problema de ordem emocional ou física. Não tenha vergonha em dizer o que sente e não hesite em ir ao médico, pois somente ele é que pode fazer um diagnóstico do seu caso com maior precisão.

Gostaria de agendar uma consulta com um especialista? Faça uma cotação gratuita no nosso site www.camim.com.br e receba um contato do conforto do seu lar.

 

Ainda tem dúvidas sobre o que é depressão? Sem problemas. Preparamos um artigo exclusivo para te ajudar a entender como tratar a depressão de maneira efetiva e voltar a ter uma vida saudável, confira no nosso blog outra matérias sobre depressão.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *