Tratamentos para rinite alérgica: o que funciona e o que não funciona quando o assunto é a sua qualidade de vida

tratamentos para rinite

Conheça tudo sobre os tratamentos para rinite alérgica que são realmente eficazes e que podem te dar mais qualidade de vida

 

Quem sofre com a famosa rinite alérgica, sabe o tanto que os sintomas incomodam. Coceira, espirros, nariz entupido, secreções e olhos lacrimejantes, além de atrapalhar as atividades diárias, não deixam ninguém dormir direito. Existem vários tratamentos para rinite alérgica que são bastante eficazes e outros nem tanto.

Através desse artigo você vai descobrir quais tratamentos que realmente trazem o efeito desejado e quais não funcionam contra os sintomas da rinite alérgica. Leia até o final e saiba mais.

Tratamentos para rinite alérgica: o que não funciona

A rinite alérgica, que impede a entrada e saída de ar do nariz, leva à inflamação dos seios da face. Os outros sintomas como coriza, secreção nasal e espirros frequentes, também aparecem com o tempo, o que incomoda bastante o paciente. Algumas pessoas acreditam, erroneamente, que algumas medidas paliativas podem ajudar nos tratamentos para rinite alérgica.

O problema é que esses cuidados só amenizam os sintomas por alguns instantes e não curam a rinite, de uma forma mais contundente. Veja a seguir o que não funciona nos tratamentos para rinite alérgica.

Soro fisiológico

Os médicos salientam que fazer a higiene nasal entre 3 a 4 vezes ao dia com soro fisiológico, é de extrema importância para evitar que a rinite evolua para um quadro mais agudo. Quem sofre com a rinite deve fazer a limpeza da mucosa do nariz com o soro fisiológico diariamente. Assoar o nariz e aplicar o soro melhoram significativamente os sintomas, mas essa medida não é considerada um dos tratamentos para rinite alérgica.

Vale ressaltar que o soro fisiológico somente promove a limpeza da mucosa do nariz, trazendo um pequeno alívio temporário nos sintomas. Mas ele não cura os sintomas da doença e não é considerado um tratamento eficaz contra a rinite alérgica.

As pessoas acham que somente o uso do soro fisiológico no nariz todos os dias é suficiente para curar a rinite alérgica. A solução é eficaz na limpeza da mucosa do nariz, mantendo-a sempre úmida e livre das secreções, mas não cura a rinite alérgica.

Vaporizador e pomadas

Umidificar o ambiente com vaporizadores caseiros ou usar bálsamos com pomadas mentoladas ou eucalipto, podem em alguns casos, prejudicar mais do que aliviar os sintomas nos tratamentos para rinite alérgica.

O problema é que, segundo os médicos, a vaporização em ambientes muito secos pode até ajudar um pouco, mas quando é feita em excesso, tornando o ambiente mais úmido do que o necessário, pode ocorrer a proliferação de fungos e ácaros. Esses alérgenos são os principais causadores da rinite alérgica.

No caso das pomadas com cheiros fortes como eucalipto ou cânfora, se a pessoa for alérgica a esse tipo de produto por causa do cheiro, os sintomas da rinite alérgica podem até piorar ao invés da melhora esperada.

Essas pomadas podem até trazer um certo alívio temporário para sintomas como gripes, bronquites ou resfriados, mas contra a rinite alérgica não fazem nenhum tipo de efeito. Vaporizadores e pomadas não são tratamentos para rinite alérgica considerados eficazes.

Descongestionantes nasais

Outro medicamento que tem pouca eficácia nos tratamentos para rinite alérgica. Os famosos descongestionantes nasais até cumprem bem o seu papel, mas com o tempo, não fazem mais o efeito esperado, obrigando o paciente a usar doses cada vez maiores.

Além disso, descongestionantes nasais podem viciar se a pessoa fizer uso prolongado e, dependendo do caso, até usar sem necessidade por causa da sua substância viciante.

Outro efeito colateral dos descongestionantes nasais é a elevação da pressão sanguínea no organismo. Esse tipo de medicamento, além de não curar a rinite alérgica, deve ser usado com moderação.

Segundo os médicos, esses sprays nasais devem ser usados por, no máximo, 3 dias seguidos. Caso não amenize os sintomas, o paciente deve ser avaliado novamente por um profissional.

Tratamentos para rinite alérgica: o que funciona

Vale sempre ressaltar que todos os tratamentos para rinite alérgica devem ser sempre indicados por um médico especializado como um clínico geral ou otorrino. É importante que você faça o devido acompanhamento e que possa contar com um plano de saúde no Rio de Janeiro que atenda às suas expectativas.

Depois de uma avaliação do quadro de saúde do paciente portador da rinite alérgica, o médico poderá indicar qual o tratamento mais indicado para ele. Os tratamentos para rinite alérgica considerados mais eficazes são:

Anti-histamínicos

Como a histamina é a substância causadora dos sintomas da rinite alérgica, algumas drogas anti-histamínicas podem ser usadas no tratamento da rinite alérgica. Entretanto, os anti-histamínicos, apesar de melhorarem os espirros, a coceira e a coriza, não são tão eficientes contra a congestão nasal, sendo um descongestionante normalmente necessário.

É extremamente comum a associação de uma solução nasal que combine um anti-histamínico e um descongestionante nasal. Os anti-histamínicos também podem ser tomados em comprimidos e geralmente causam alguma sonolência nos pacientes. Por isso, só devem ser usados com muita cautela e com orientação médica.

Corticoides nasais

Mais uma das opções de tratamentos para rinite alérgica. Os corticoides por via nasal são atualmente a droga de primeira linha contra essa doença. Existem várias opções disponíveis no mercado, mas somente o médico é que pode indicar qual o melhor corticoide nasal para seu caso. Todas as opções existentes são bastante eficazes contra a rinite alérgica.

Pacientes com quadro de congestão nasal muito intensa, às vezes, necessitam de usar descongestionantes nasais e anti-histamínicos por dois ou três dias antes de iniciarem o tratamento com os corticoides, para que esse tenha maior eficácia. Os corticoides nasais são efetivos nos tratamentos para rinite alérgica e na sua prevenção, podendo ser usado mesmo fora das crises, de forma segura.

Ao contrário dos corticoides sistêmicos, os corticoides nasais são drogas seguras que podem ser usadas seguidamente por muitos anos. O recomendado é que os pacientes que usam esse tipo de droga de forma constante e por longos períodos, tenham sua cavidade nasal examinada por um otorrino periodicamente para se evitar as raras complicações como infecções ou lesões da mucosa do nariz.

Imunoterapia

Também conhecida como vacinas, a imunoterapia visa dar maior proteção aos pacientes contra os agentes causadores da rinite alérgica. Esse tratamento consiste na injeção de pequenas doses do alérgeno de modo a acostumar o organismo do paciente ao mesmo, diminuindo consideravelmente os sintomas da rinite, mesmo diante da exposição aos agentes causadores.

Vale ressaltar que esse é um dos tratamentos para rinite alérgica que somente deve ser indicado por um médico especialista. A imunoterapia atualmente só existe para os alérgenos mais comuns como pólen, ácaro e pelos de animais. O tratamento com as vacinas dura alguns anos e não deverá ser interrompido, pois pode perder a eficácia caso aconteça alguma interrupção.

Higiene ambiental

Talvez esse seja um dos tratamentos para rinite alérgica mais eficazes e simples que existem. O paciente deve evitar o contato com a substância que desencadeia os sintomas da rinite, muito embora isso nem sempre seja uma tarefa fácil. Carpetes, cortinas e bichos de pelúcia podem armazenar uma enorme quantidade de ácaros e fungos e não devem ficar dentro do quarto.

Os ambientes da casa devem sempre estar bem ventilados e ensolarados, diariamente. Não deixe quartos e salas de sua casa sem ventilação ou sujos. A luz do sol é perfeita para eliminar cheiros de mofo das roupas e os agentes causadores da rinite alérgica. A limpeza deve ser feita com pano úmido e água limpa.

Sempre que for possível, coloque as roupas que você não usa com frequência, ao sol por algumas horas para eliminar as bactérias e o mofo. Faça o mesmo com cobertas e lençóis que ficam guardados por longos períodos.

Lembre-se de que um ambiente higienizado e ventilado diariamente não é propício para a proliferação dos agentes causadores das crises de rinite alérgica. Evite usar produtos de limpeza com cheiro forte, tintas, perfumes, contato com fumantes e inseticidas.

Conclusão

Se você é portador de rinite alérgica e quer ter uma maior qualidade de vida, a primeira coisa a se fazer é consultar um médico para um diagnóstico mais preciso. Depois, você deve seguir à risca todos os procedimentos solicitados pelo médico e usar os medicamentos prescritos corretamente para uma maior eficácia do tratamento. Você nunca deve se automedicar, mesmo que já tenha experiência com certos tipos de medicamentos.

Depois que estiver usando os remédios indicados, faça a higiene ambiental na sua casa e ataque o problema pela raiz. Vale sempre lembrar que a rinite tem cura e tudo depende de você. Siga todos os procedimentos à risca e jamais insista nas medidas que não funcionam em nada contra a doença. Além de ser uma grande perda de tempo e dinheiro, sua saúde pode ficar prejudicada.

Ainda tem dúvidas sobre os tratamentos para rinite alérgica?  Sem problemas. Em nosso blog você pode ler mais sobre esse e outros assuntos. Para nós o cliente sempre vem em primeiro lugar e não medimos esforços para prestar um atendimento de qualidade.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *